Os testes de gravidez vendidos nas farmácias detectam a hormona gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina.

Como funcionam os testes de farmácia?

A hormona hCG é produzida pelas células que irão formar a placenta.

Esta hormona entra primeiramente na corrente sanguínea quando o embrião se implanta na parede do útero após a fertilização do óvulo, e em seguida surge também na urina.

A concentração de hCG no sangue de uma mulher grávida duplica a cada dois dias.

Quando um teste dá positivo, é praticamente seguro que exista uma gravidez, porque o corpo da mulher só produzi a hormona hCG se houver um embrião
No caso de uma fecundação recente pode ainda não existirem vestígios da hCG na urina, podendo o teste dar positivo alguns dias depois.

Como realizar um teste de farmácia?

Para um resultado mais preciso, deve-se realizar com a primeira urina da manhã, esta é a mais concentrada.

Siga as instruções, estas podem variar dependendo da marca.
Alguns tipos de teste implicam colocar uma tirinha de teste dentro de um copo com urina, outros tipos contem uma espécie de espátula que se coloca diretamente no fluxo de urina, para molhá-lo.

A maioria dos testes tem uma linha de controle, esta linha serve apenas para mostrar que o teste está a funcionar correctamente e que a urina foi detectada. O modo de mostrar o resultado pode variar, mas a maioria dos testes apresentam uma segunda linha, que se aparecer indica – positivo.

Deu negativo!

Se o teste de farmácia der negativo. Deve-se esperar pelo menos dois dias e, se a menstruação não surgir, realizar então um novo teste de farmácia. Pode acontecer de a fertilização demorar um pouco mais a acontecer naquele mês.

O principal sintoma de uma gravidez é a ausência da menstruação. Enquanto não ocorrer a menstruação, há probabilidade de existir uma gravidez

Deu positivo! Parabéns!

Deve marcar uma consulta no ginecologista ou obstetra para dar início ao seu pré-natal. Pode realizar um exame de sangue, o beta-hCG, para confirmar a gravidez, alguns médicos preferem fazer o exame de sangue com o objetivo de especificar a idade gestacional e marcar a primeira ecografia.

WA button WA button