A pressão ou tensão arterial é a força exercida pelo circulação do sangue na parede interna das artérias.
PRESSÃO ARTERIAL
A circulação do sangue não é contínua mas sim por impulsos, ou batimentos cardíacos. Quando os ventrículos do coração se contraem, o sangue neles contido é impelido para a circulação geral, o que provoca uma pressão mais elevada dentro dos vasos e que é denominada de pressão máxima ou sistólica. Quando os ventrículos se dilatam, e dá-se a entrada de mais sangue no seu interior, a pressão baixa e os seus valores correspondem à pressão mínima ou diastólica.
A pressão arterial não é sempre a mesma, o que significa que durante o dia se vão produzindo subidas e descidas normais, Estas alterações dependem da actividade realizadas ou do estado emocional. Dai o exercício físico, a alimentação e o stress influenciarem na subida temporária da pressão arterial, enquanto que o repouso e o sono produzem uma descida na pressão. Podem desenvolver-se problemas de saúde relacionados com a pressão arterial quando esta permanece elevada ao longo de meses, ou ainda quando os seus valores aumentam muito rapidamente.
Cuidados a ter antes de medir a pressão arterial:
- Deve descansar pelo menos durante 5 minutos na posição sentado/a;
- Utilizar o mesmo aparelho;
- Medir sempre no mesmo braço;
Medir com regularidade, uma vez por semana ou quinzenalmente, preferencialmente de manhã ou antes de iniciar a sua actividade diária e registar sempre os valores de pressão arterial.