Alívio da inflamação e dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães.
Substância activa: Meloxicam
O meloxicam é um Anti-Inflamatório Não Esteróide (AINE) do grupo oxicam, que actua por inibição da síntese das prostaglandinas, exercendo assim os efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, anti-exsudativos e antipiréticos. Reduz a infiltração leucocitária no tecido inflamado. Numa menor extensão, inibe também a agregação trombocitária induzida pelo colagéneo. Estudos in vitro e in vivo demonstraram que o meloxicam inibe em maior proporção a ciclooxigenase-2 (COX-2) do que a ciclooxigenase-1 (COX-1).
Agitar bem antes de administrar. Administrar por via oral misturado com o alimento ou diretamente na boca.
O tratamento inicial é uma dose única de 0,2 mg de meloxicam/kg de peso corporal no primeiro dia. O tratamento deve continuar com a administração oral uma vez por dia (com intervalos de 24 horas), de uma dose de manutenção de 0,1 mg de meloxicam/kg de peso corporal.
Para um tratamento mais prolongado, e uma vez que a resposta clínica seja observada (após ≥ 4 dias), a dose de Metacam pode ser ajustada para a dose individual efetiva mais baixa, refletindo que o grau de dor e inflamação associados a doenças músculo-esqueléticas crónicas pode variar com o tempo.
A resposta clínica é observada normalmente num período de 3-4 dias. O tratamento deve ser interrompido ao fim de 10 dias no máximo, se não for aparente qualquer melhoria clínica.