Albinismo

Albinismo

O albinismo é de origem genética, esta condição impede ou diminui a produção de melanina.

A melanina desempenha a função de proteger a pele contra os danos causados pelos raios solares, a deficiência de melanina provoca tanto problemas a nível de pele com de visão.

A condição genética do albinismo impede que devido ao deficie de melanina o albino não fica bronzeado, ficando sujeito apenas à queimaduras solares. Por isso, sempre que possível, a exposição ao sol deve ser evitada, para evitar eventuais problemas como o cancro de pele.

O albinismo pode ser de diferentes géneros, o mais comum é o oculocutâneo, que afecta tanto os olhos como  a pele, mas existem outra variações de albinismo  que afectam apenas a visão.

O Albinismo tem cura?

Infelizmente, o albinismo não tem cura conhecida. Mas existem tratamentos e algumas medidas que podem ser tomadas e que visam o alivio dos sintomas, mais ou menos eficazes dependendo do grau de albinismo.

Qual o tratamento para o albinismo?

A qualidade de vida de uma pessoa com albinismo pode ser melhorada, adoptando determinados cuidados e medidas preventivas:

  • O uso de chapéu ou lenços que protejam a cabeça dos raios solares;
  • O uso de peças de roupa de manga comprida e calças que protegem a totalidade da pele,
  • O uso de óculos escuros para proteger a visão dos raios UVA e UVB, evitando a sensibilidade à luz;
  • O uso de protector solar com factor de protecção adequada antes de sair de casa e da exposiçao ao sol ou outras fontes de radiação.